FABIO.LEMOS

BRAND+DESIGN & ART DIRECTION  
CREATIVE LEAD / AI CREATOR  

+ de 20y de experiência em Agencias +
Estúdios de Branding + InHouse Creative Teams >  
{SAO + HAM + LIS}





dr.consulta
Unico IDTech
Oliver Agency
Ana Couto
UDG Hamburg
Leo Burnett Lisboa

Havaianas


Falar de liberdade foi o nosso fio condutor.  Ao longo das pesquisas internas e externas coletamos insumos suficientes para entender que a marca já era reconhecida como um símbolo de liberdade – com mais ou menos propriedade dependendo do país da sua atuação. 

Partimos do benefício funcional, em que os produtos de Havaianas – e não apenas o chinelo – são um respiro para o nosso corpo dos pés à cabeça, e chegamos no benefício emocional em que a marca nos faz sentir livres e libertos de amarras.  A partir desses insights um propósito único e potente emergiu: Havaianas exists to set you free. E para isso definimos uma marca com a personalidade free-spirited, divertida e colorida, empática e colaborativa. 

Com essas premissas construímos uma narrativa verdadeira que corrobora com a história de Havaianas, e conseguimos propriedade e consistência para dar os próximos passos da marca: identidade, experiência, portfólio. O objetivo foi criar um sistema único global de identidade visual para gerar consistência e diferenciação, em qualquer ponto de contato ao redor do mundo. Para isso, a decisão foi potencializar o caráter icônico de elementos que a marca já havia construído ao longo dos anos, mas ainda não estava usando de maneira estratégica e intencional.

Nos apropriamos das cores do arco-íris em diferentes intensidades e do formato de arroz da sola do chinelo para criar e fortalecer o universo colorido, vibrante e versátil da marca, definido na sua personalidade. O visual foi desenvolvido de maneira sensorial para transmitir conforto visual. A comunicação foi direcionada de maneira clara e simples, com flexibilidade pra conviver com diferentes parcerias – já que Havaianas é essa marca colaborativa que cria e interage com uma infinidade de outras marcas e contextos.

O conceito de liberdade transbordou também para a criação de uma biblioteca sistêmica de assets (patterns, máscaras e hiper gráficos) permitindo que todos os parceiros da marca criem com eficiência, escala e principalmente consistência de marca.

Já o universo verbal foi direcionado a transmitir energia, ser divertido, sem perder a proximidade humana e a mesma simplicidade desenvolvida pelo universo visual. Com isso, criamos uma marca potente e consistente através de um sistema proprietário que se conecta com a sua história para ser utilizado em toda a extensão da sua atuação.


Ana Couto


/2021/

Atuei como Head of Art. 

Branding
Design
Art Direction

Parcerias <3

Time Marketing da Havaianas.
Time da Ana Couto.